5 coisas que você não pode ignorar ao reformar sua hidráulica

A hidráulica de qualquer imóvel pode ser fonte de dor de cabeça, mas não precisa ser assim. Prestar atenção a detalhes simples pode fazer a diferença e evitar que o projeto precise ser refeito ou até mesmo tenha futuros problemas devido a má instalação.

1. PENSE NA DISPOSIÇÃO

A primeira coisa a se pensar antes de sair quebrando as paredes é a disposição de cada um dos cômodos. Eles não precisam ficar todos grudados pela mesma parede, mas é preferível que banheiros, área de serviço e cozinha fiquem próximos para facilitar a instalação hidráulica. Isso ajuda a economizar na instalação, pois o uso de canos e conexões será bem menor.

2. APOSTE EM UM PROJETO

Nada de começar a obra sem ter em mão um projeto hidráulico. É ele que irá definir o local de cada cano com informações de altura, diâmetros, material e, em alguns casos, até as marcas a serem compradas. Com seu projeto hidráulico também é possível planejar os espaços para instalar lavatórios, torneiras, chuveiros e privadas.

3. CONTRATE UM ENCANADOR

Seu tio até pode ter boas intenções, mas se ele não entende e não trabalha com hidráulica definitivamente não é a pessoa mais indicada para executar esse trabalho. Contrate um encanador experiente para o trabalho. Não adianta investir em materiais de qualidade se forem instalados errado. Os fabricantes oferecem garantia para defeitos de fabricação, e nunca, contra defeitos de execução.

4. MENOS É MAIS

Quanto menos conexões forem usadas na sua obra, mais chances existem de evitar algum tipo de problema na hidráulica. Usando poucas conexões, a pressão da água diminui e evita o aparecimento de pontos na tubulação que acumulam água e ar, causando vazamentos. Fale com seu arquiteto, empreiteiro ou encanador sobre o assunto e veja as possibilidades.

5. COMPRE TUDO DA MESMA MARCA

Quando for a hora de sair às compras, compre as conexões e tubos da mesma marca. Essa é uma das melhores formas de evitar folgas e encaixes mal feitos entre os tubos, além de reduzir riscos de vazamentos e futuros gastos com reparos e substituição de peças.

Ao ficar atento a esses detalhes, fica bem mais fácil trabalhar na hidráulica do seu imóvel. Buscar economia de verdade começa com um investimento em materiais e profissionais de qualidade, afinal, ninguém quer entrar pelo cano, não é mesmo?