Dicas para reformar a instalação hidráulica – Parte I

1. Planeje a disposição dos ambientes da casa
Uma boa maneira de economizar na reforma da instalação hidráulica é planejar a disposição dos ambientes. O ideal é que a área de serviço, banheiro e cozinha fiquem próximos, pois assim você reduz consideravelmente os gastos com canos, tubos e conexões.

2. Não abra mão de um bom projeto hidráulico
O projeto hidráulico não é um luxo, é uma necessidade para conduzir a reforma da instalação hidráulica da melhor maneira possível. Um bom projeto hidráulico aponta a altura de cada cano, o diâmetro dos materiais, o local das instalações e até as marcas mais recomendadas para o trabalho. Através do projeto, dá para planejar onde existe espaço para instalar torneiras, privadas, lavatórios e chuveiros.

3. Contrate bons profissionais
Contratar um encanador de confiança e com experiência suficiente para executar o projeto pode fazer toda a diferença na reforma de suas instalações hidráulicas. Lembre-se que não basta comprar materiais de boa qualidade, se não houver uma pessoa de confiança para instalá-los.

4. Troque materiais antigos
Se as suas instalações forem muito antigas, o mais indicado é trocar os velhos tubos de ferro pelos tubos de PVC. Vale destacar que os tubos de ferro podem causar infiltrações e até mesmo fornecer água contaminada e avermelhada, em decorrência da ferrugem.

5. Coloque um registro para cada ambiente que tiver água
Em cada cômodo onde houver pontos de água (cozinhas, banheiros, área de serviço), você deve instalar um registro específico. Desse modo, se acontecer algum problema, é só obstruir uma parte e você não ficará sem água na casa inteira.